Seguidores

quinta-feira, abril 26, 2012

Garagem dos Sonhos de Fusqueiros

Em um verdadeiro santuário caseiro, vinte e dois VW Fuscas descansam sob o olhar de um colecionador


Marco Antonio Pereira Alonso nunca imaginou que pudesse se apaixonar por Fusca. Freqüentador assíduo de encontros de carros antigos, ele percebeu que em todos os eventos havia sempre uma epidemia do modelo. O fato acabou chamando sua atenção e acabou também despertando nele uma compulsão por comprar o sedan alemão.
Empolgado, Alonso lembra no começo que seu primeiro Fusca, ano 1954, foi adquirido após efetuar a troca por um Karmann Guia. “O Fusca ficou preso na alfândega durante 30 anos. Adquirido em um leilão, o carro foi entregue a um pedreiro como forma de pagamento por um serviço. Como o automóvel não funcionava, ele resolveu vendê-lo para um amigo, que por fim negociou comigo”, comenta Alonso.
Adquirido como um carro comum e não uma raridade, o veículo com apenas 3.000 km rodados era praticamente zero, entretanto, devido à falta de uso, o motor não funcionava. Isso não foi motivo para que Alonso desistisse.
Dez anos se passaram desde a primeira compra. Atualmente, ele possui 22 besouros. Nove encontram-se abrigados em uma garagem. Os outros ainda não foram restaurados, mas logo estarão disputando espaço ao lado dos demais.
No local é possível encontrar modelos variados, principalmente dos anos 50. Raridades suficientes para transformar a garagem no sonho de muito “fuscamaníaco”.

Relíquias

Logo na entrada nos deparamos com o apelidado “esfria saco”. O modelo 1951, fabricado por um pequeno período, vem com uma entrada de ar localizada à frente da coluna dianteira, que é responsável por fazer a refrigeração interna do veículo. Com o forte frio da Europa, o acessório não teve muito sucesso e foi retirado da linha de produção.
Em seguida avistamos o Zwitter, ano 1953. Na tonalidade verde, o “carro” apresenta vidro traseiro bipartido e sinaleiras laterais intituladas de bananinhas, que acompanharam os modelos até 1960. Seu irmão, desenvolvido logo em seguida, também faz parte da coleção. O grande diferencial entre os dois fica por conta do vidro traseiro, que nessa versão se apresenta no formato oval.
O 1954, primeiro habitante da garagem, apresenta vidro traseiro oval, teto solar de três dobras e uma curiosidade: o carro desembarcou no Brasil pintado de marrom metálico, uma cor exclusiva e que não fazia parte das disponíveis pela montadora na época. Quem o importou fez um pedido especial de pintura, tornando-o ainda mais exclusivo.
Alguns modelos clássicos da década de 1950 foram devidamente restaurados
Entre todos os Fuscas, existe um que nunca é lavado. Coisa de colecionador. Apelidado de sujinho, o Sedan 1955 na cor azul e vidro oval foi adquirido em Santos. O veículo, dado de presente aos filhos de seu antigo dono, não agradou e foi colocado à venda. Logo, Alonso não perdeu tempo e comprou o carro, arrumando-lhe um espaço na garagem.
Vindo de Anápolis, um outro sedan, este de 1966, possui vidros com medidas maiores que o nosso nacional. Além disso, o pára-brisa dianteiro é abaulado, ou seja, foi confeccionado com uma ligeira curva, diferente dos nacionais fabricados com vidros retos. Abandonado, servia de abrigo a roedores e, ao contrário do Fusca anterior, sempre passa por boas lavadas.
Já um conversível 1959, totalmente original alemão, antes de chegar ao seu novo endereço demorou três anos para ser restaurado. Sua grande característica é que ele disponibiliza as bananinhas, localizadas em sua coluna, item que na época não foi autorizado pelo nosso país para veículos do mesmo modelo que chegaram via exportação.
Fechando a apresentação, daqueles que já estão prontos, existe ainda o 1986, cuja empresa Sulan, sob licença da Volkswagen, transformou em um belo conversível.
No aguardo para fazer parte desse lugar cheio de histórias estão alguns modelos dos anos 50, 51, 53, 56, 59, 63 e 64.


Originalidade

Durante todo esse tempo, Alonso aprendeu a respeitar cada detalhe da vida de seus carros e hoje é grande admirador da aparência desgastada que alguns apresentam. Segundo ele, existem traços que devem ser mantidos para que o veículo não perca o encanto.
Na garagem os estilos dividem o espaço e proporcionam nostalgia ao lugar. Para completar sua coleção faltam apenas dois exemplares: o modelo 57 e o 58. Mas, segundo Alonso, logo eles aparecem.
Respeitado e conhecido no meio dos amantes do Fusca, o colecionador compartilha idéias, informações e faz questão de passar referências dos carros para quem necessita. Coisa que não teve quando começou.
Em julho deste ano o fanático colecionador resolveu conhecer o país onde tudo teve início. Participou, como visitante, do Encontro de Bad Camberg, na Alemanha, considerado um dos melhores eventos de Fusca do mundo. Deslumbrado, não sabia o que olhar primeiro. “Quando me deparei com toda aquela fartura de peças e carros, eu me senti na própria Fuscalândia”, brinca.
Para o futuro, a idéia é montar um museu onde exista rotatividade. Além de receber seus próprios carros, também daria oportunidade de exposição a outros aficionados pelo sedan alemão. Assim todos contribuirão para que essa história nunca termine. Agora é só esperar.



Fonte Internet







terça-feira, abril 24, 2012

Cresce o número de trabalhadores pobres na Europa


Caros Amigos


Morar fora do seu pais de origem nem sempre e bom só de estar longe da família já e um aprendizado.

 Paris – Quando Melissa dos Santos sai do trabalho ao final de cada dia, ela retorna para um local inusitado: um trailer minúsculo em um camping localizado a 50 quilômetros ao norte de Paris, onde centenas de pessoas incapazes de pagar suas contas estão vivendo em um grande terreno originalmente criado para ser um retiro bucólico para viajantes.

"Eu cresci em uma casa, viver em um acampamento não é a mesma coisa", afirmou Melissa, de 21 anos, com melancolia.
Seus sonhos de uma vida mais normal em um apartamento com seu namorado evaporaram quando ambos conseguiram empregos com salário mínimo – ela em um supermercado e ele como varredor nas ruas de Paris – depois de meses em busca de trabalhos mais bem pagos. "As pessoas nos chamam de marginais", afirmou. "Pouco a pouco, isso está nos devorando."
A longa crise europeia parece estar acabando, mas a delicada situação econômica que ela deixou em seu rastro está fazendo com que um número cada vez maior de trabalhadores fique em situação precária na França e em toda a União Europeia. Atualmente, centenas de milhares de pessoas estão vivendo em campings, automóveis e quartos baratos de hotel. Outros milhões estão dividindo seu espaço com parentes, já que são incapazes de cobrir os custos básicos de moradia.
Essas pessoas fazem parte do extremo da classe trabalhadora empobrecida na Europa: uma parcela crescente da população que está escapando por entre as brechas da famigerada rede de segurança social do velho continente. Muitas pessoas, em especial as mais jovens, estão presas a empregos temporários ou mal pagos, que estão substituindo os que foram dizimados pela recessão europeia. 

Agora, economistas, autoridades europeias e grupos de vigilância social alertam para o fato de que a situação tende a piorar. À medida que os governos europeus reagem à crise forçando um maior corte de gastos para reverter o déficit orçamentá rio e para aumentar a flexibilidade da classe trabalhadora, "o número de trabalhadores pobres vai disparar", afirmou Jean-Paul Fitoussi, professor de economia do Institut d'Etudes Politiques em Paris.

Liz Alderman, The New York Times News Service/Syndicate

segunda-feira, abril 23, 2012

Encontro de carros antigos em Aguas de Lindoia

Ola amigo(a) Fusqueiro(a)
Sim.. este ano estaremos em Águas de Lindóia fazendo parte desta grande festa e também
comemorando com todos o Título de Melhor Clube de Veículos Antigos do Brasil - 2012
Para isto teremos um espaço dedicado aos Associados, novos e antigos amigo.E mais....

Transmitiremos AO VIVO (TV ON Line - FuscaPoços) alguns dos principais momentos do evento.
Para isto basta acessar o link abaixo e conferir os horários de transmissão que
terá inicio as 05:00hs do dia 28/04 com a saída em comboio do Clube ao evento.

Fonte Clube do Fusca de Poços de Caldas - MG




sábado, abril 21, 2012

Mega Encontro VW em Betim

Caros Amigos

Parabéns aos organizadores e expositores e a todos os clubes participantes, sabemos das dificuldades em organizar um evento de tamanha envergadura. onde compareceram em torno de 180 carros antigos e muito conservados.


Concentração no Carrefour

 
 
 
 
 
Belo Encontro Parabéns aos Organizadoresxpositor e Expositores !


3º Mega Encontro VW

Toda família VW e antigos!!!

.Neste domingo!!!

Data: 22 de abril - Neste domingo!!
Concentração: Estacionamento
Carrefour Contagem ( 8:30H )
Carreata: Saída em direção
à Betim-MG ( 9:00H )
          O Portal do Fusca convida toda família VW a ar e antigos para participar do 3º Mega encontro VW Teremos espaços reservados para os clubes dentro do parque de exposições, além de contarmos com toda infraestrutura com banheiros, bares, feira de artesanato, etc.
A entrada e o estacionamento do evento é gratuita. Para cada veículo, gostariamos da colaboração de 2 quilos de alimentos não perecíveis (exceto fubá e sal) ou qualquer tipo de donativo como roupas, materiais de higiene e limpeza etc. Podem participar veículos de qualquer ano e modelo.
Concentraremos no Carrefour Contagem, a partir das 8:30hs e partiremos às 9:00hs, sem atrasos em direção à Betim. Quem vier de outras regiões pode ir diretamente ao encontro.
É PROIBIDO ligar som automotivo no evento. O acordo foi firmado entre os dirigentes dos clubes e a prefeitura. Contamos com a compreensão de todos..
Presença confirmada dos clubes:
Portal do Fusca
Clube do Voyage MG
Clube do Gol
VW Golf Club MG
Santana Fahrer Clube MG
Clube do Passat MG
Saveiro Clube MG
Parati Clube BH
Novo Fox Clube
e Clubes de carros antigos
Dê aquele trato no seu antigo e venhafazer parte dessa grande festa!!!

Abraço à todos,
Diretoria Portal do Fusca




sexta-feira, abril 20, 2012

Ola amigo(a) Fusqueiro(a)...
Colecionadores ou não, confira esta bela miniatura VW Fusca
Miniatura raríssima customizada por um norte americano em lembrança aos 2996 mortos no atentado em 11 de setembro de 2001 nos EUA.
Apenas 500 unidades foram vendidas.



Fonte Clube do Fusca de Poços de Caldas  - MG

quinta-feira, abril 19, 2012

Fusca e o Arco-Iris !


Muito lindo no final de um arco-iris ter um fusca, foto tirada em uma represa  provavelmente por
Marcelo Barroso


Fonte/ Internet

quarta-feira, abril 18, 2012

Programação 7º EDIÇÃO DO BORA !!!!!!

7º Bora?! - 28/04 a 01/05/2012
Salve aventureiros do Bora?!, estamos chegando na sétima edição do Bora?! Viagem ao interior de Minas Gerais, nesta nova aventura vamos prestigiar nossa região da serra da Canastra, a pequena cidade de São Roque de Minas.
A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.
A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São roque de Minas. Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do "velho Chico".
A região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná. Rios de uma infância ruidosa, cheia de corredeiras e cachoeiras que passam dos 200 metros de altura.
A paisagem se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores, cerrado típico e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica. É nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão.
A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século 19, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi.
Tudo forma um conjunto de rara beleza ainda preservado e fiel à descrição apaixonada do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire Conheça um pouco sobre São Roque de Minas:

PROGRAMAÇÃO
                                clique na imagem para ampliar



http://www.serradacanastra.com.br/saoroque/saoroque.html

Volkswagen lançou a maior coleção de histórias reais de um Fusca.

Ola amigo(a) Fusqueiro(a)..

Em fevereiro de 2011 a Volkswagen lançou a maior coleção de histórias reais vividas com um Fusca.
O site Beetle Stories recebeu então inúmeras historias diferentes de todos os cantos do mundo.


Em abril, 50 dessas histórias foram selecionadas, aquelas onde deixaram todos emocionados, surpreendeu, fez sorrir e que comoveram para que pudessem ser realizadas em vídeo.
Em 22 de julho do mesmo ano foi escolhido então o vídeo vencedor.

Este você pode conferir acessando..
Nossa dica é para que todos assistam ao vídeo abaixo... você ira se emocionar !!!



Fonte/ Clube do Fusca de Poços de Caldas MG

terça-feira, abril 17, 2012

Primeira viagem do Black 63 do Borjao


Bem Amigos

Foi a primeira viagem do Black 63 de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro depois Nova Iguaçu, e já tem historia, primeiro acabou o Álcool na descida da serra da mantiqueira e depois na entrada de Juiz de Fora o marcador estava indicando meio tanque, pedi ajuda ao Nilo meu entiado o mesmo levou abasteci e fomos embora. Amocamos na churrascaria dai para frente foi bem. chegando a Nova Iguaçu peguei muito engarrafamento na entre a 040 e a Rodovia Dutra ate chegar levei 2 horas, mas cheguei bem visitei meu irmão, no dia seguinte fui para Itaguaí ver meus meus filhos e netos. Voltei no Domingo o mesmo começou a dar problema, primeiro na bobina foi trocada por uma nova, depois achei que era nos cabos de distribuidor, troquei somente o da bobina para a distribuidor, não melhorou muito vim assim mesmo ate BH gastando 8 horas de Juiz de Fora ate BH.  Mas chegamos.

Barbacena
Descida Serra da Mantiqueira falta de Alcool
O Black e Lord em Itaguaí
Minha neta Laura

Valeu apesar dos problemas da viagem não foi o que eu esperava, tinha um expectativa melhor devido ao motor de 1700cc não redeu a sua capacidade.
Lava Jato no Buritis

Historia de Nelson Carvalho !

"O meu 1 Fusca"

Autor: Nelson Carvalho do Rosário

História enviada via email ao Clube

Também tenho minha história do meu primeiro carro.
Tirei minha CNH em 1983 e nessa época 95% dos motoristas tinham o fusca como seu 1º carro e eu não poderia ser diferente.
Eu era recém casado e minha sogra, que era nota MIL, veio passar uns dias conosco. Ela sofreu uma queda no banheiro e fez um grande corte na boca. Um vizinho tinha um fusca branco 1300cc - 68 e foi muito solícito em nos levar ao hospital, no trajeto foi elogiando o fusca e eu fui gostando e na volta acabei comprando o carro.
Mas, infelizmente, o fusca estava bem judiado, na minha primeira saída com ele fomos à praia, +- 40km. O freio quando após acionado, não retornava totalmente, então ficava segurando o carro, isso sem falar nas diversas "fechadas" que dei em outros motoristas, devido a pouca experiência ao volante.
Logo depois chamei um mecânico para "fazer" o freio, trabalhei como seu ajudante e graças a isso aprendi a mexer no freio: Trocar lonas, fazer sangria, limpar o sistema, regular as lonas, etc...
O apelido do fusca era trovão azul, embora fosse branco (em alusão a um seriado de TV da época), pois devido o cabeçote do chassis que estava quebrado, ele fazia um grande barulho parecido com trovão, principalmente quando era “freiado”...
Devido morar, na época, numa vila eu o estacionava na servidão da vila e tinha que deixá-lo bem encostado à um muro, para que os vizinhos pudessem passar com seus carros, então os quatro pára-lamas eram bem ralados, tadinho do fusca...
Fiquei com ele uns quatro meses, mas eu havia gasto MUITO dinheiro nele e ainda tinha muito o que gastar e minha esposa ficava reclamando que não sobrava mais dinheiro, era quase tudo gasto no carro.
Enfim, infelizmente, foram duas alegrias, uma ao comprar e outra ao vender, Mas de lá pra cá já estou no quarto fusca, inclusive um roubado, todos brancos, coincidência...





Fonte Clube do Fusca de Pocos de Caldas
Abraços a todos!!!
Nelson C. do Rosário





sexta-feira, abril 13, 2012

Fusca 63 (Black) dos meus sonhos !!

Caros Amigos

O mais novo integrante da família fuscas do Borjão


Levei anos querendo comprar ou fazer de um fusca normal ou modificado, e teria que ser antigo e preto, agora acho que encontrei o que sempre sonhei.
Após negociação de ambas as partes. Agora é o tempo que tenho para ver de perto esse Fusca Preto (já escolhi o nome será Black do Borjão). 
Agora é real e já estou fazendo a primeira viagem de Belo Horizonte /MG x Nova Iguaçu/RJ ver um irmão e a Itaguaí ver filhos e netos, parei em Juiz de Fora por problema no carro e comprar a peça na segunda e seguir viagem.
Bem, como todo carro antigo, o dono tem sempre que fazer algumas coisas nê mesmo? 
E comigo não foi diferente. 


Já fiz algumas coisas básicas:
1 - Troquei os pneus que não estavam muito bons para essa viagem.
2 - Foram feitas revisão básica pelo Pampolini para essa viagem;
3 - Comprei os dispositivos que não tinha Chave de roda, macaco, triângulo e Extintor.
4 - Coloquei Insulfime no Fábio Filme em Itaguaí/RJ
5 - Fiz uma chave reserva.
6 - Comprei o Carcará que foi roubado.
7 - Troquei a Bobina e cabos.
8 - Deve ter mais coisas a fazer, mas vou fazendo devagar até ficar do meu jeito.
       8.1 -  Troca dos parafusos do comando de válvulas (8).
       8.2 -  Troca das juntas das tampas do comando de válvulas.
       8.3 -  Troca das capas das juntas do eixos traseiros
       8.4 -  Troca do Velocímetro (danificado)
       8.5 -  Troca do módulo eletrônico do comando.
       8.6 -  Revisão carburadores e troca das juntas e Gigler para 146 milésimos e válvula da boiá.
       8.7 -  Modificação do sistema de alimentação dos carburadores
       8.8 -  Modificação do filtro de combustível e eliminação de um deles e troca das mangueiras.
       8.9 -  Troca das mangueiras do avanço do carburador. 


Black 63 do Borjão

domingo, abril 01, 2012

Comecei a minha coleção !!!"

Comecei a minha coleção !!!"



Autor: Mauricio Morais



História retirada do Facebook do Mauricio Morais



Não teve jeito de escapar, quando vi já havia sido picado. Eu estava dentro do supermercado fazendo umas comprinhas quando repentinamente senti a fisgada.
Foi bem no coração, não cheguei a ter vertigens, mas minha cabeça ficou girando na velocidade dos pensamentos que vieram após a picada. Ainda não me recuperei, mas como não havia pensado naquilo antes?
Aquele besouro tão pequeno havia mexido comigo. Na verdade seu tamanho é equivalente a uma escala 1:64 vezes o tamanho do besouro normal.
Como nunca havia pensado em fazer uma coleção de Fusca 1:64? Mas aquele Fusquinha com um desproporcional V8 na traseira me fisgou na hora.
Procurei na gondola de Hot Wheels outros iguais ou parecidos, mas nnão encontrei nenhum.
Tenho um bocadinho de carros na escala 1:18 e 1:43, e pouquíssimos 1:64, quase todos dessa escala eram surrupiados sem dó e iam para a prateleira de meus filhos.
Mas agora é diferente, comecei uma coleçào temática na escala 1:64, só Fuscas e derivados tipo Kombi, Karmann Ghia, etc...
Ja ganhei alguns do amigo Alysson Prado Balo, de Aracaju, o SP2 e a Brasilia. E agora quero ganhar mais..
Quem quiser fazer a sua doação escreva para meu email: mau917@gmail.com. Quem sabe termino o ano com um enxame de pelo menos 100 besouros?

Receba as Noticias FuscaPoços... basta enviar um email em branco para noticias_fuscapocos-subscribe@lista.fuscapocos.com.br




Clube do Fusca de Pocos de Caldas - MG - (o\_!_/o) - 2012
http://www.fuscapocos.com.br/
clubedofuscapocos@yahoo.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !