Amigos
Múcua ou Malambe
Em Mocambique existe uma arvore nativa muito importante para as comunidades, chamada Embondeiro.
É uma árvore que chega a alcançar alturas de 5 a 25m (excepcionalmente 30m), e até 7m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11m). Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.
Os baobás desenvolvem-se em zonas sazonalmente áridas, e são árvores de folha caduca, caindo suas folhas durante a estação seca. Alguns têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como a sua madeira não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado: poucos botânicos dão crédito a essas reivindicações de idade extrema.
O nome Adansonia foi dado por Bernard de Jussieu em homenagem a Michel Adanson (1727-1806), botânico e explorador francês, quem primeiro descreveu o baobá no Sen
Veja a proporção do Carro e Embondeiro
Esse Embondeiro e a Cozinha de um Restaurante em Songo
Caso não tenha reparado, a múcua, o fruto do embondeiro, já pode ser comercializado na Europa. A Comissão Europeia deu recentemente o estatuto de alimento ao fruto seco da árvore mais característica de África, cuja polpa tem um alto valor nutritivo. Estima-se que o mercado que pode florescer a partir da múcua dê trabalho a 2,5 milhões de pessoas em África. Mas cuidado, há quem diga que o fruto pode estar imbuído com os espíritos de antigos chefes tribais.(Público)
Show
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão