Seguidores

segunda-feira, agosto 16, 2010

Fusquinha Epoca da Guerra!!!

Fusquinha velho de guerra
Publicada em 31/08/2009 às 14h50m
Jason Voguel
Comentários..
RIO - Há 70 anos, Adolf Hitler entrou numa de que seria o dono do mundo e deu vazão a seus delírios expansionistas invadindo covardemente a Polônia. Era 1º de setembro de 1939 e começava ali a Segunda Guerra Mundial. O conflito durou até 1945, provocou 70 milhões de mortes e transformou a história do planeta.
Para lembrar a data, encontramos um veterano soldado alemão no Brasil - um Fusquinha velho de guerra... O carro é obra de João Barone, apaixonado por histórias da Segunda Guerra e que, nas horas vagas, se transforma em baterista dos Paralamas do Sucesso.
- Já restaurei modelos usados pelos Aliados e há muito tempo queria ter uma "viatura inimiga", conta o músico.
Confira as imagens do fusquinha

Como veículos tedescos são extremamente raros por aqui, foi preciso dar um jeitinho: Barone comprou um escombro de Volkswagen "split" 1952 para transformá-lo no clone de um KdF-Wagen Typ 60, usado por tropas alemãs nos anos 40.
Cabe a explicação: o projeto do Fusca nasceu na década de 30 com o nome de Volkswagen. Porém, ao lançar a pedra fundamental da fábrica, em 1938, o governo nazista rebatizou o carro como KdF-Wagen - a sigla era de "Kraft durch Freude", ou "força pela alegria", organização voltada ao lazer dos trabalhadores na Alemanha de Hitler.
Com a eclosão da guerra, a produção civil foi cancelada para dar lugar à fabricação de modelos militares como o Typ 82 (Kübelwagen, jipe com tração traseira), o Typ 92 (o Kommandeurwagen, com carroceria de Fusca e tração 4x4) e o Typ 166 (o anfíbio Schwimmwagen).
Barone resolveu replicar um KdF Typ 60, o besouro padrão, porém com luzes militares e pneus lameiros.
- Achava que ia ser mais fácil do que restaurar um Jeep, mas tive que começar a entender um novo universo: o dos Volkswagen - conta.
Zezinho Delatorre, grande bamba na recuperação dos Jeep Willys militares, aceitou encarar o desafio em sua oficina, na Ilha do Governador.
O trabalho demorou um ano e meio. O capô traseiro (do tipo que os Volkswmaníacos chamam de "W") teve que ganhar um ressalto de placa. O painel foi refeito e ganhou um velocímetro mais antigo. Tudo foi recriado em chapa.
Os para-choques foram feitos em São Paulo e os vidros das portas passaram a ser inteiriços. Luzes de posição, lanternas, retrovisores e calotas dos KdF foram garimpados em vendedores na França e na República Tcheca. No fim, tudo foi pintado de amarelo escuro fosco - ou "dunkelgelb", cor das viaturas alemãs a partir de 1943.
Detalhista ao extremo, o baterista diz que ainda há serviço pela frente. Melhorar as forrações, por exemplo.
- Tivemos a oportunidade de dirigir a viatura tedesca numa acidentada estradinha de Itaipava. E é incrível a
valentia do carrinho, com seu motor de 1.131cm³. Com escape de apenas uma saída e menos isolamento acústico, o som é diferente do que se ouve nos Fusca mais recentes e dá o clima da época. A suspensão por barras de torção vence os buracos sem sofrimento. E lá vamos a galgar colinas do norte da Itália, em algum lugar do passado mas, agora, curtindo o KdF sem temer morteiros dos Aliados.

FICHA TÉCNICA
KdF-Wagen Typ 60
ORIGEM: Alemanha
MOTOR: Traseiro, a gasolina, quatro cilindros contrapostos, refrigerado a ar, oito válvulas, 1.131cm³, potência máxima de 24,6cv (a 3.250rpm) e torque máximo de 7,1kgfm (a 3.000rpm). Taxa de compressão de 5,6:1
TRANSMISSÃO: Tração traseira, câmbio manual de quatro marchas
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas, por barras de torção
FREIOS: A tambor nas quatro rodas, com acionamento mecânico por cabo
DIMENSÕES: Comprimento: 4,07m; entre-eixos: 2,40m
PESO:720 quilos
VELOCIDADE MÁXIMA: 105km/h
CONSUMO: 15km/l (a 60km/h constantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !