Apesar do primeiro Fusca aparecer em 1932, os primeiros protótipos reconhecidos foram construidos 4 anos mais tarde, em 1936.
O motor refrigerado a ar, de construção horizontalizada, ao contrario do que muitos acreditam foi desenhado pelo Austriaco Franz Reimspeiss e não por Ferdinand Porsche. Apesar de mais de 20 milhoes de unidades terem sido produzidas até hoje, ele recebeu o equivalente a mais ou menos R$40 pela invenção.
A primeira produção do Fusca em massa ocorreu após o final da 2a Guerra Mundial, em 1945. Graças a ocupação das Forças Aliadas. O Major Ivan Hurst foi o responsável pela fabrica de Wolfsburg durante este período.
O nome Volkswagen significa simplesmente “Carro do Povo”. O nome surgiu logo após o fim da 2a guerra, em 1945.
Antes de 1955, os Volkswagens eram construidos de acordo com o ano-calendário. Em Agosto deste ano, no entanto, um sistema de ano-modelo foi implementado, atendendo a demanda do mercado norte americano. Desta maneira carros modelo 1960 vendidos nos EUA poderiam ter sido produzidos na Alemanha em 1959.
O dois Fuscas produzidos na fábrica de Wolfsburg deixaram a fábrica em Julho de 1974, deixando a linha livre para a produção do VW Golf. A produção do Fusca continuou em Emden, na Alemanha, até o começo de 1978. Após este período o carro foi produzido no Brasil e no México.
Dados estatísticos mostram que 20.9 milhões de Fuscas foram produzidos, muito mais que os 15 milhões produzidos por Henry Ford, com o modelo T.
Os dois últimos Fuscas originalmente alemães residem em uma loja de peças VW (Milton-Keynes), ainda protegidos pela cera da fábrica.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão