Seguidores

quarta-feira, abril 20, 2011

Venda do Colegio Dom Bosco de Cahoeira do Campo

VENDA CRIMINOSA DO COLÉGIO DOM BOSCO EM CACHOERA DO CAMPO/OURO PRETO

Prezados,

Estamos divulgando com o objetivo de buscar apoios, para revertermos  triste história abaixo descrita.
Como todos nós sabemos, os padres salesianos estão negociando todas as suas terras e o antigo prédio onde fora Quartel da Cavalaria, a uma empresa que trabalha na área de construção de condomínios de luxo ( ALICERCE). Esta negociação fere a ética, a história e o sentimento do povo de Cachoeira do Campo e toda região. Aos padres salesianos, como todos nós sabemos, foi doada a propriedade pelo Estado na condição de servir ao povo como um Centro Educacional e estes simplesmente negam sua história e a ideologia de dom Bosco.

O desejo da comunidade de Cachoeira do Campo e região é que o antigo quartel (D.Bosco) seja um Campus da Universidade Federal de Ouro Preto.

Venda do Dom Bosco gera protestos!!!!!

O antigo quartel do primeiro do Regimento de Cavalaria da Capitania de Minas, construído em 1799 e onde, por um século, funcionou o Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, foi arrendado e os 500 hectares de suas terras foram vendidas para se transformar em um loteamento imobiliário. A venda, realizada pela Congregação Salesiana, está sendo questionada pela população de Cachoeira do Campo que realiza campanha pública, sob o slogan "O Dom Bosco é nosso", alegando que a antiga edificação e suas terras devem continuar a ter função pública educacional e cultural e não poderiam ter sido vendidas pelos salesianos sem qualquer consulta à população.
O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Ouro Preto, abriu Inquérito Civil Público para investigar a operação de venda e arrendamento realizada pelos salesianos, após receber várias contestações e documentos por parte do movimento contrário ao loteamento, que alega que o compromisso da congregação, quando recebeu a doação do prédio e terrenos, era educacional. Ao mesmo tempo, os cachoeirenses colhem assinaturas pedindo o retorno do prédio à função educacional e pretendem realizar plebiscito para ouvir toda a população, com apoio da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, que já realizou concorrida audiência pública para ouvir a comunidade e encaminhar providências.
A história do prédio é antiga: foi construído, entre 1795 e 1799, pelo então governador português dom António de Noronha como quartel para o Regimento de Cavalaria da Capitania, o famosos "Dragões Del Rei", onde serviu o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e que foi comandado pelo também inconfidente tenente-coronel Freire de Andrade. Em 1816, por determinação de dom João VI, transformou-se na Coudelaria Imperial, para criação de cavalos, atividade incentivada por dom Pedro I, que visitou suas instalações por duas vezes, em Abril de 1822 e em 1831. Seu filho, dom Pedro II também o visitou, em 1881 e incentivou a implantação de uma escola agrícola, que funcionou por alguns anos. Dom Pedro II, no seu Registro de Viagem, diz que a propriedade pertencia à Coroa. Prédio e terrenos foram entregues ao Governo Provincial, poucos anos antes da Proclamação da República, que reinstalou a escola agrícola sob o nome de Colónia Agrícola Cesário Alvim mas que funcionou por poucos anos.
Foi o governador Afonso Pena, em 1893, que entregou as instalações à Congregação Salesiana, inclusive com recursos para restauração do velho prédio, mas com a obrigação expressa no ato de doação de manter escola destinada ao ensino de "artes e ofícios e agricultura". O Colégio Dom Bosco foi escola agrícola famosa, com a exploração da fazenda e depois funcionou como internato, até que nos últimos 15 anos abandonou a função educacional e transformou-se em hospedaria, fechada no último mês de Dezembro. Em maio de 1964, o então governador Magalhães Pinto assinou ato doando o quartel e terras à Congregação Salesiana. Mas o movimento contestatório afirma que não se conhece ato do Governo Federal, no Império ou na República, que tenha passado a propriedade ao Governo do Estado.
Com disposição de luta pelo Dom Bosco, o movimento pretende entregar documento à presidente Dilma que vem a Ouro Preto no dia 21 de Abril e planeja outras ações para reverter a venda. A Prefeitura de Ouro Preto, por sua vez, através da Secretaria Municipal do Património, afirmou na audiência publica da Câmara de Vereadores, no último dia 30 de Março, que a Lei do Uso e Ocupação do Solo, contida no Plano Diretor de Ouro Preto, prevê que as terras do Dom Bosco deverão ter uso educacional, não podendo ser destinadas à construção de moradias ou condomínios. O reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, professor João Luiz Martins, declarou apoio ao movimento e afirmou que a UFOP tem interesse nas terras para sua expansão, contribuindo para a desconcentração urbana de Ouro Preto, que não pode mais receber edificações.

ABAIXO-ASSINADO

Movimento "O Dom Bosco é Nosso" abre página de votação eletrônica O abaixo assinado é certamente a mais antiga e a mais simples forma de exercício democrático praticado no Brasil. Aqui mesmo, em Ouro Preto, desde a fundação, esta forma de representação popular era extremamente comum em todos os aspectos da vida cotidiana. Não importava que o destinatário fosse um membro do governo da Vila da Capitania ou o próprio Rei. Frequentemente, em nossas pesquisas históricas, nos deparamos com uma carta régia que começava “Atendendo o que nos representaram os moradores de Vila Rica houvemos por bem conceder …” e podemos ter certeza que a carta era resultado de algum abaixo assinado. Se está na nossa tradição e é reconhecido como legítima expressão da vontade popular, porquê não fazer uso deste instrumento? Já temos a lista de assinaturas em sua forma tradicional, agora optamos pela virtual. Assine pela reversão do Dom Bosco ao património público, assine pelo seu tombamento e preservação de matas e mananciais, assine pela instalação de um quarto Campus universitário da UFOP ou IFMG em
Cachoeira. Clique no link abaixo da foto e assine
 
Os Clubes de Carros antigos que quiserem ajudar nessa campanha seria muito legal e uma causa nobre!!!
Fonte: Recebimento atraves de e-mail´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !