Seguidores

terça-feira, junho 07, 2011

Fiat 147 faz 35 anos de Brasil !!!

Meu depoimento

Eu foi contratado para trabalhar na Fiat em Junho 1976, na época estava trabalhando na General Motors do Brasil em São José dos Campos, Comecei acompanhando as montagens das maquinas que fariam a montagem dos componentes fundidos do carro (FMB), Tive a oportunidade de ter como testar os 147C antes deles rodarem, pois tinha um de serviço e na época comprei um 147 cor branca não esqueço da placa AZ-2301 todo equipado era um carrinho que chamava a atenção onde  eu  passava, todo muito queria ver e olhar como o carro podia andar para frente se o motor era transversal, e se o pneu que era colocado ao lado do motor não iria pegar fogo, motor de 1050 CC e andava muito bem. Esse carro tem muita história foi o carro que mais tive acidente com batidas todas eu estava parado ou estacionado (5 vezes) lembro até das batidaas.
  1. O portão da fabrica bateu na lateral onde eu ele estava estacionado.
  2. Estava parado no sinal do antiga travessia do Biscoito Cardoso, um fusca atravessou a pista e bateu de frente
  3. Estava indo para centro na rua São Paulo, parado na esquina um guarda mandou passar uma Variant da Rede Globo me bateu
  4. Estava estacionado na porta do prédio onde morava na Augusto de Lima o caminhão da Itambé bateu na traseira.
  5. A ultima e decisiva estava abastecendo o carro no posto próximo ao Clube Agua Limpa um carro ao entrar para abastecer bateu na porta, ai não teve jeito descidir vende-lo e muito azar.....ahaha.
. Resolvi vende-lo troquei numa Variant 73 cor azul igual a que tenho actualmente.

Essa é uma pequena história minha com o 147C|||| Valeu.


O modelo 147 da Fiat completa, em 2011, 35 anos no Brasil. Inspirado no italiano 127, o 147 foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo de 1976 e se tornou o primeiro modelo a ser construído no País pela montadora italiana, após a instalação da primeira fábrica da Fiat, em Betim, Minas Gerais, também em 1976. O carro foi produzido de 1976 a 1987 e atingiu a marca de 536.591 unidades vendidas no Brasil.
Em 1979 a Fiat comercializou 98.743 unidades, melhor ano de vendas do modelo no Brasil. Foi neste ano que o 147 também se tornou o primeiro carro movido a etanol produzido em série no Brasil. Já no último ano de produção do carro apenas 490 veículos novos foram vendidos. O veículo era fabricado com motor dianteiro transversal, tração dianteira, coluna de direção retrátil e pneu radial de série.
De acordo com o consultor automotivo José Caporal, apesar de o Fiat 147 ser um carro de entrada, ele competiu com o Chevette, da Chevrolet, e com a Brasília, da Volkswagen. “O 147 era um modelo de entrada, mas se posicionou um pouco acima do Fusca, por exemplo. Ele preencheu uma lacuna que estava quase vazia, era um veículo barato e econômico, por isso foi um sucesso de vendas”, afirmou o consultor.
Durante sua fabricação três variações do carro foram lançadas. De 1977 a 1987 o modelo 147 Furgão foi produzido. Era um carro comercial e vendeu 12.848 unidades no período em que foi fabricado no País.
Já o Fiat 147 Pick-Up foi o primeiro carro derivado de um carro leve no Brasil; lançado em 1979, esta derivação dos 147 tradicionais foi produzida até 1988 e vendeu 65.225 unidades. No primeiro ano da década de 80, o modelo 147 Fiorino foi lançado e vendeu 19.575 unidades até 1988 quando deixou de ser produzido.

Matéria do Clube do Fusca de Poços de Caldas!!

Fotos acesssem: http://www.terra.com.br/economia/infograficos/fiat_147/
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !