Fomos no Domingo com amigos para um sitio chamado Boroma, Veja um pequeno trecho da História. tirada de sites sobbre Boroma.
Vejam o site abaixo do Rafael, simplismente lindo !!!!!
Os 30 quilómetros que separam Tete de Boroma são dos mais penosos de percorrer em Moçambique.
A estrada, totalmente de terra batida, é um aglomerado de buracos, de pedra solta, de altos e baixos passando por rios secos nessa epoca. A aventura sempre cercada de emoções, pois fomos com uns amigos em 4 motos e um carro Honda CRV de tração nas 4 rodas e ainda tem riscos.
Como compensação a paisagem é bonita, tendo-se sempre o Zambeze por companhia. Com sorte consegue-se mesmo vislumbrar alguns hipopótamos e crocodilos.
Finalmente, no meio do nada, surge uma alameda fantástica, bordada de casuarinas que lhe transmitem uma singular frescura.
No alto de uma colina, a dominar majestosamente a paisagem, encontra-se a Igreja da Missão de Boroma, ladeada pela escola e outras dependências. A escadaria de pedra maciça é grande, imponente. A degradação acompanha essa grandeza.
A história deste templo jesuíta remonta à segunda metade do século XIX, quando os missionários desta congregação religiosa resolveram instalar-se aqui pregando e alfabetizando as populações.
Em 1890, ficou concluída a igreja e a escola adjacente. Com os tempos do socialismo ateu que se seguiram à independência os sacerdotes abandonaram definitivamente a missão.
O Governo ocupou-a e fez dela uma escola. Entretanto, já depois dos acordos de paz, um padre italiano encarregou-se da reabilitação da igreja que hoje é palco de celebrações regulares de cerimónias religiosas.
Vejam o site abaixo do Rafael, simplismente lindo !!!!!
Parada em um bar no Kuatena
Passagem em um Rio com pouca água
Parada dos Crocos do Alcatrão (Nome dos Motociclistas de Tete)
no acesso da entrada de Boroma (Alagada)
David, Jairo, Marco e Eneias
Os Sulafricanos no Zambeze
Borges com os Miudos
Beth e os Miudos no Rio Zambeze
Banho no Rio Zambeze
Outro Rio quase seco
Cupim que aqui e alimento (torra como amendoim)
Miudos e Borges e Beth no Bar do Fernando
vejam um dos Rio totalmente seco
Ponte do Rio Zambeze
Nossa casa no Condominio
VALEU !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão