Seguidores

terça-feira, março 27, 2012

Fusca também é arte e vira cultura !!

Fusca Poético levará intervenções culturais aos campi


05/03/12 -Projeto de extensão é desenvolvido por alunos do 5º termo do curso de Artes Visuais da Unoeste
Para primeira intervenção, após estudos realizados, os alunos da graduação escolheram a cor azul como plano de fundo
A professora Zenilda Alexandre Pasquini, do curso de licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, desenvolve um projeto de extensão inusitado. Trata-se do Fusca Poético, uma intervenção de arte pública nos campi I e II, entre outros espaços públicos de Presidente Prudente. Para a execução do projeto, a idealizadora conta com o envolvimento e dedicação de 25 alunos do 5º termo da graduação. Nesse sábado (3), a turma iniciou a primeira etapa da pintura do carro.
Conforme a docente, o trabalho teve início em outubro passado com o processo criativo. Composições inéditas foram elaboradas e selecionadas. Em seguida, foram realizados os estudos das harmonias cromáticas. Ela conta que foi escolhida a cor azul para a pintura de fundo. Antes, eles se reuniram para dividir a parte do carro que cada um ficaria responsável pela criação visual. “Os alunos traçaram o desenho sobre papel para que tivéssemos uma noção de como ficaria a arte final no fusca”.
A previsão é que até o dia 24 deste mês o Fusca Poético seja exposto para o público no calçadão do campus I. Além dos campi da universidade, a professora conta que a ideia é expor o carro em outros espaços públicos da cidade. “A proposta é levar arte para o público que não tem acesso”.
                          


No período de aproximadamente um ano, o fusca receberá o trabalho de outros artistas prudentinos. “Já fizemos o convite a diversos profissionais e para alunos de outros cursos da universidade. A intenção é que a cada dois meses o carro receba novas intervenções. Já está confirmada a de fotografias, que será desenvolvida pelo professor da Faclepp e também da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) e fotógrafo, Paulo Miguel, e outra, com poemas de alunos do curso de Letras, sob a coordenação da professora Luciane Cachefo”, completa.
Conforme Pasquini, o objetivo é “proporcionar aos alunos/artistas espaço para mostrar os trabalhos, experimentação de linguagens poéticas e inusitadas formas de expressão; pesquisar e usar materiais alternativos para fazer arte; trabalhar a arte contemporânea; e dar oportunidade ao cidadão comum que usufrui do espaço urbano de apreciar a arte”.

Os alunos de Artes Visuais devem concluir a pintura nos próximos sábados. “Formas inusitadas e cores harmoniosamente dispostas sobre o carro enfatizarão o espaço da instalação, proporcionando uma imagem alegre e expressiva”. De acordo com Pasquini, com a finalização do projeto, o carro ficará como patrimônio da Unoeste.

PARABÉNS PELA BELA INICIATIVA E CRIATIVIDADE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !