Seguidores

domingo, dezembro 04, 2011

História e Festividade em Moatize!!!

Hoje é feriado em Moatize provincia de Tete, com varias festividades para iniciar o dia teve a Legua corrida de 9 Km partindo do Rio  Revobue até a praça dos Trabalhadores .
Colegas corredores

Concentração da Largada da Legua
Braulio Silva chegada




Primeiro moçambicano da Corrida



Praça dos Trabalhadores ponto de chegada

Exploração de carvão de Moatize contribui, desde a sua implantação e à entrada em operação, na dinamização da economia moçambicana, gerando emprego e renda.



DOCUMENTARIO SOBRE MOATIZE
Maputo, Quinta-Feira, 3 de Novembro de 2011:: Notícias

Na semana passada, o governador de Tete, Alberto Vaquina, visitou as empresas envolvidas na pesquisa, prospecção e exploração de carvão mineral ao longo da bacia carbonífera de Moatize, região noroeste da província, onde se inteirou do estágio actual dos programas de pesquisa e prospecção daqueles jazigos.
O governante de Tete escalou sucessivamente as empresas Nkondedzi Coal Company, Carvão de Revobue, Minas de Moatize, Vale e Riversdale, onde foi informado pelas respectivas direcções sobre o estágio actual dos programas de pesquisa e prospecção daqueles jazigos.
Na bacia carbonífera de Moatize, as mineradoras empregam 10866 operários nacionais, dos quais 241 são mulheres. Do total dos operários mais de 1800 postos de emprego estão ocupados por pessoas naturais do distrito de Moatize, em Tete.
Entretanto, actualmente, apenas as empresas Minas de Moatize e Vale, são as que já se encontram em plena exploração e comercialização de carvão mineral na bacia carbonífera.
É de recordar que foi a nove de Agosto último que, através da linha férrea de Sena, a Vale fez o primeiro carregamento daquele mineral, através de um comboio, constituído por 42 vagões carregados com cerca de 2200 toneladas de carvão mineral, percorrendo 575 quilómetros de Moatize ao Porto da Beira, naquilo que marcou o início da sua exportação para o mercado internacional.
Com investimentos de 1.658 milhão de dólares norte-americanos, a mina de carvão da Vale tem uma capacidade nominal de produção de 11 milhões de toneladas por ano de carvão metalúrgico e térmico.
Sabe-se que, desde Junho do ano passado, aquela companhia esteve empenhada em actividades pré-operacionais, por uma equipa de operadores de equipamentos de mina, composta por 90 porcento de trabalhadores moçambicanos, que passaram por programas de capacitação no Brasil e em Moçambique.
No distrito de Moatize, onde se encontra instalada a empresa mineradora Vale, mais de 7500 pessoas estiveram envolvidas nas obras de implantação do projecto, trabalho iniciado em 2008.
A exploração de carvão de Moatize contribui desde a sua implantação e à entrada em operação, para dinamizar a economia moçambicana, gerando emprego e renda. Além do compromisso de criação de empregos, a Vale estimula e desenvolve os fornecedores locais de serviços e produtos.
Presente em Moçambique desde Novembro de 2004, a Vale detém a concessão de uma das maiores reservas carboníferas do mundo, em Moatize, na província de Tete, sendo actualmente o maior investimento da empresa no negócio de carvão, no âmbito da estratégia da empresa de tornar-se um grande player global neste segmento.
Além do projecto, em Moçambique, a companhia tem activos em operações de carvão e um portfólio de projectos de exploração na Austrália e na Colômbia, assim como participações minoritárias em duas joint ventures na China.

Bernardo Carlos

História de Moatize
Vila Carbomoc onde tinha a Mineração de Carvão

As fotos abaixo são do mesmo lugar da foto acima !


É um dos nossos caminho de para a mina de Carvão !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !