Seguidores

terça-feira, novembro 30, 2010

Raquel e Júlio fizeram adaptações no Fusca 85 para a viagem

MATÉRIA VEICULADA NA EDIÇÃO DE 20.11.2006, NO CADERNO ‘FORTALEZA’ DO JORNAL OPOVO]


Raquel Queiroz e Júlio Paiva fizeram adaptações no Fusca 85 para a viagem
(Foto: Deivyson Fernandes)
AVENTURA

Casal vai percorrer a América do Sul de Fusca
O casal de arquitetos Júlio Paiva e Raquel Queiroz planeja ficar mais de um ano viajando pelos países da América do Sul no Fusca 85 pertencente aos dois


Raquel Queiroz e Júlio Paiva fizeram adaptações no Fusca 85 para a viagem (Foto: Deivyson Fernandes)

20/11/2006

Eles se definem como arquitetos urbanistas aflitos com a condição urbana em que se encontram. Curiosos por conhecer outras formas de habitação e de vida, e detentores de espírito aventureiro, o casal Júlio Paiva e Raquel Queiroz, ambos com 27 anos, partirá de Fortaleza hoje para uma expedição por alguns paises da América do Sul. A viagem, prevista para durar cerca de um ano, no mínimo, será realizada num Fusca ano 85 que foi adaptado internamente por eles próprios para o atendimento das necessidades que terão no percurso. O banco traseiro deu lugar a um baú no qual levarão algumas roupas e objetos pessoais; no local que seria o encosto do assento retirado, foi criado um armário; e por baixo dos bancos dianteiros onde os dois viajarão, colocadas gavetas para guardar bloquinhos e papéis para as muitas anotações que pretendem fazer pelo caminho.
Eles garantem que não foi nada difícil fazer as adaptações necessárias no Fusca. Ele cuidou de toda a parte de marcenaria, enquanto ela, das costuras. O casal conta que projetou a expedição pela América do Sul este ano, quando retornava do carnaval passado em Recife. Com todos os planos traçados, projeto montado, caiu em campo em busca de patrocínios, mas até agora não tiveram sucesso nesse campo. Mesmo as propostas de divulgação de nomes ou marcas de empresas e produtos nas laterais do veículo que os transportará, não foram suficientes para sensibilizar o empresariado pelo menos para a doação de quatro pneus novos para o fusquinha e um laptop, objetos que os dois arquitetos apontam como imprescindíveis para o objetivo que têm na viagem. Nenhuma das dificuldades, no entanto, fizeram com que os dois desistissem do projeto de pesquisa itinerante que querem desenvolver.
Tantando amenizar um pouco o problema da falta de dinheiro, Júlio e Raquel montaram um bazar em casa para vender os móveis, geladeira e outros eletrodomésticos, além do computador e objetos diversos de decoração. Konidomo é o nome dado pelo casal à viagem, e essa expressão, conforme descrevem, quer dizer em esperanto, conhecer, desbravar, explorar, experimentar ou descobrir a casa, o lar, ou o abrigo. Ambos dizem que farão um mapeamento da diversidade arquitetônica dos locais que percorrerão no Continente, mas que o grande motivo da viagem, é conhecer os vários modos adotados pelas comunidades sul-americanas para viver e ser felizes.
"Queremos saber como são os códigos sociais que esses agrupamentos escolhem para viver, se também há uma padronização como se percebe por aqui", afirma Raquel Queiroz. Engajados no movimento estudantil quando estavam cursando Arquitetura, ela em Fortaleza, e ele em Recife, foi assim que os dois se conheceram e já estão juntos há dois anos e meio. Nesse período ambos tiveram oportunidade de exercer a profissão que escolheram, tanto na iniciativa privada quanto na pública, mas perceberam que não é isso que querem para suas vidas. Aproveitando a juventude, o fato de ainda não terem filhos, garantem que estão dispostos a enfrentar os cerca de 15 mil quilômetros que pretendem percorrer.

ROTEIRO
Fortaleza, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Tocantins, Brasília, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina, Chile, e Peru.

Fonte:

http://www.opovo.com.br/
Reportagem: Rosa Sá
Foto: Deivyson Fernandes
Dat:20.11.2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !