Seguidores

quinta-feira, julho 14, 2011

Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas em Caçapava - SP

No dia 23 de julho, acontecerão em Caçapava, coletiva de imprensa e visitação ao famoso acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, mais conhecido como Museu Roberto Lee.
Uma carreata liderada pelo Veteran Car Club do Brasil (Estado de São Paulo) sairá da cidade de São Paulo com destino a Caçapava. A iniciativa visa atrair o interesse de colecionadores e empresários, que a exemplo do Automóvel Clube do Brasil, possam adotar veículos do acervo para sua completa restauração.
A carreata deve partir às 09 da manhã da Rua Vergueiro nº 1000, na capital paulista.

Programação:
Data: 23/ 07/ 2011
Concentração: 08h00
Local: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, nº 1000 ? São Paulo ? SP
Destino: Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali
Av. Doutor José de Moura Resende, nº 475 - bairro Vera Cruz.- Caçapava - SP
Secretaria de Eventos e Cultura de Caçapava
Maiores Informações: (11) 4102.7782 - 7321.0427



A HISTÓRIA DO ACERVO

Fundado em 1963, em São Paulo, o Museu de Antiguidades Mecânicas surgiu a partir da colecção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas pelo empresário Roberto Eduardo Lee, desde 1948.
Ainda em 1963, o museu foi considerado de utilidade pública pelo governo do Estado de São Paulo, através do Decreto-Lei nº 42.254.
Em 1964, todo o acervo foi transferido do galpão pertencente à S.A. Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, na capital Paulista, para a Fazenda Esperança, em Caçapava.
A Colecção de Veículos e Acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Património Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1982. O acervo tombado era composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de clubes automobilísticos de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.
Durante quase 30 anos, o museu permaneceu aberto para o público e tornou-se referência no país como um dos principais do género, atraindo coleccionadores e visitantes interessados em automobilismo.
Com a morte de Roberto Lee, em 1975, o museu ainda continuou aberto até 1993, encerrou seu funcionamento. Fechado para o público e sem manutenção, o acervo começou a se deteriorar. Os carros que não pertenciam a Roberto Lee, porque faziam parte de colecções particulares e que estavam no local em regime de comodato, começaram a ser retirados por seus proprietários.
Por se tratar de um acervo particular, a administração pública não podia intervir para impedir o sucateamento das peças que restaram.
Nos últimos anos, no entanto, conversas entre familiares, herdeiros do património, e representantes da Prefeitura de Caçapava começaram a avançar no sentido de transferir para a administração pública municipal o que restou do acervo.

ACERVO TRANSFERIDO

No dia 10 de Janeiro de 2011, foram assinados os termos de doação do acervo restante do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas para a Prefeitura de Caçapava e de comodato para utilização do prédio onde estava instalado. Os termos foram firmados entre a Prefeitura e a detentora do acervo, Mariângela Matarazzo Lee.
No dia 20 de Janeiro, o acervo foi transferido do prédio da antiga Fazenda Esperança para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, pertencente à Prefeitura, no bairro Vera Cruz.
A medida teve por objectivo garantir a segurança do acervo - formado por veículos, uma locomotiva, gravuras e um motor, todos de grande valor histórico -, uma vez que o prédio em que abrigava o museu encontrava-se muito deteriorado.
Após a transferência, todos os veículos foram higienizados e abrigados num galpão do Centro Cultural.

O PLANO DE RECUPERAÇÃO

A Prefeitura de Caçapava e o Automóvel Clube do Brasil firmaram uma parceria que prevê a restauração dos veículos do museu, iniciando com o Alfa Romeo RL, ano 1926, que integra o acervo.
O contrato de parceria foi celebrado no início de Junho, pelo presidente do Automóvel Clube do Brasil, Ariel Gusmão da Silva, e pelo prefeito Carlos António Vilela.
Por meio do acordo, o Automóvel Clube do Brasil, com sede em São Paulo, fará a restauração completa do Alfa Romeo. O automóvel restaurado deverá ser entregue no próximo ano, durante o Salão Internacional de Veículos Antigos, organizado e realizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. Este evento acontecerá no segundo semestre de 2012, na capital Paulista.
A parceria garante ainda um espaço no Salão Internacional de Veículos Antigos deste ano, que será realizado entre os dias 24 e 27 de Novembro, para a exibição de parte do acervo do museu, em poder da Prefeitura de Caçapava. A expectativa é que sejam expostos dez veículos.

RECONSTRUÇÃO - O Automóvel Clube do Brasil também apoiará a reconstrução dos prédios onde deverá se instalar o complexo turístico da cidade e o museu do automóvel. Uma justa homenagem a Roberto Lee, o homem que idealizou o sonho de preservação da cultura antigomobilísta brasileira.

Eu conheci esse museu na boa época em 1973 quando trabalhava na General Motors do Brasil em São José dos Campos, realmente era muito bonito e bem cuidado. Tomara que esse grupo possa restaurar esse património nacional....

O Museu do Automóvel precisa da sua ajuda!

segunda-feira, 8 de Dezembro de 2008 @ 8:45
Categoria Geral, Utilidade Pública

Olá amigo do Autoblog.

O post dessa semana é para ajudar a tornar cada vez mais pública essa barbárie que você poderá ver nas fotos abaixo. Quem ama automóveis irá sofrer com as imagens. Para alguns, como já li em fóruns, chega a cortar o coração. E não é para menos, as fotos a seguir mostram um descaso com a história automobilística de nosso país. Este post não é apenas um alerta, mas também um pedido de ajuda para aqueles que conhecem alguém ou que tenha contato com órgãos governamentais, ou não governamentais, para que juntos possamos mudar esta realidade. E claro aos saudosistas dos carros antigos, que tenham uma quantidade generosa de dinheiro sobrando, para quem sabe ajudar em uma “vaquinha” para comprarmos o museu.
Este meu pedido de ajuda é para salvarmos os carros do Museu do Automóvel de Caçapava. Um dos primeiros, se não o primeiro, museu de automóveis do Brasil. Idéia de Roberto Lee trazia uma estrutura completa para qualquer pessoa que quisesse conhecer os carros que marcaram várias décadas nas terras tupiniquins. Havia um pavilhão de exposições, uma espécie de mecânica onde os carros eram restaurados, e alguns outros galpões que davam um ar profissional ao museu. Mas após o assassinato de seu criador e mantenedor, o Museu do Automóvel de Caçapava foi largado às traças pela família. E com o tempo muitas peças foram saqueadas, carros apedrejados por vândalos, e após uma interação do governo (pois os carros estão tombados) todas as portas de um dos galpões foram lacradas com tijolos, o que não impediu que um pedaço do teto do pavilhão principal caísse sobre alguns veículos.
Entre as fotos encontramos até um modelo raro o Willys Capeta. Um esportivo nacional lançado em 1964 e que marcou época. É deplorável o seu estado:

Veja o Site abaixo para ter um ideia com está hoje essse Museu!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !