Seguidores

quinta-feira, julho 21, 2011

Sid Mosca o Mestre dos Capacetes de vários Pilotos!!!

Nesta quarta-feira (20), o aerografista e designer Cloacyr Sidney Mosca faleceu no hospital Albert Einsten, em São Paulo, aos 74 anos. Sid Mosca estava internado desde sábado e foi vítima de um câncer na bexiga. Ele foi responsável pela pintura dos capacetes dos brasileiros Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, todos campeões mundiais de Fórmula 1.
Renomado internacionalmente, Sid Mosca também trabalhou com o finlandês Keke Rosberg, campeão mundial de 1982, e com outros brasileiros, como Rubens Barrichello e Christian Fittipaldi. Da Fórmula Indy, vieram algumas homenagens.
"Estou chocado com o falecimento do gênio Sid Mosca. Que Deus o abençoe e proteja. Obrigado, amigo", afirmou Helio Castroneves, tricampeão das 500 milhas de Indianápolis.
"O céu ganhou uma grande estrela: o homem que deu vida e personalidade ao capacete dos maiores campeões do mundo. Descanse em paz, Sid Mosca", acrescentou Bia Figueiredo, que faz sua primeira temporada completa na categoria.

SÃO PAULO – Painted by Sid – Brasil. Só assim, já era demais. Com uma estrelinha do lado, piloto que já correu de Fórmula 1.
Essa era a marca de Sid Mosca, uma lenda. Mais que uma lenda. Um doce.
Aí, lá para 1988, tomei coragem e fui ao seu ateliê. Já tinha feito matérias com ele. Tratava-o com enorme reverência. Talvez maior do que a qualquer piloto. Foi assim até a última vez que o vi, não sei bem quanto tempo atrás.
Cheguei com um capacete Bell debaixo do braço, vermelho, comprado com as economias de alguns meses. Tinha passado semanas imaginando um desenho para ele. Queria um grafismo que lembrasse o logotipo da Vemag, em preto, branco e vermelho.
Em cinco minutos, Sid mudou tudo. Rabiscou numa folha de papel um desenho simples, prata na frente, verde musgo metálico atrás, um friso vermelho “Marlboro” grosso e outro branco separando as duas cores principais. Na testa, o emblema da Vemag.
E quem era eu para achar o que fosse? Ficou lindo. Nunca me cobrou nada. Quando trocar de capacete, me traz aqui que eu pinto de novo. Capacete tem validade. Não esquece.
Usei esse capacete por anos. Painted by Sid. Sem estrelinha, claro. Está comigo até hoje. O segundo, um Bieffe que ganhei do Felipe Massa, foi pintado do mesmo jeito e depois ganhou uma nova versão escolhida aqui no blog. Aí fui mudando sempre tendo como base as linhas curvas que terminavam em V. É assim até hoje, com cores diferentes, verdade, mas sobre a mesma ideia rabiscada num papel no ateliê de Santo Amaro.A pintura do capacete é a outra face do piloto, dizia o Sid, que se foi hoje meio às pressas.
A face do automobilismo brasileiro vitorioso, brilhante, apaixonante, foi pintada por Sid. Ela não existe mais.


Fonte: Globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !